Quer conhecer as Novas Diretrizes Curriculares do Curso de Comunicação?

O Ministério da Educação criou uma comissão para a elaborar uma proposta de Novas Diretrizes Curriculares (NDC) para o curso de Comunicação. Apesar dessa comissão existir desde o início de 2009 e de ter apresentado o documento pronto em setembro do mesmo ano, poucos estudantes de comunicação sabem o que vai mudar no seu curso, caso as NDC sejam aprovadas.

Pensando nisso, a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação – ENECOS, está promovendo debates nas Instituições de Ensino Superior do País para apresentar e discutir os prós e contras dessa mudança. Entendemos que essa decisão não deve ser imposta de cima para baixo e que os estudantes não podem ser ignorados quanto aos novos rumos de sua formação.

A criação do curso de jornalismo independente do curso de comunicação social, o Trabalho de Conclusão de Curso como um trabalho prático acompanhado de uma monografia e a obrigatoriedade de estágios supervisionados são alguns dos pontos mais polêmicos, e que ainda suscitam muitos questionamento sobre sua aplicação prática.

No último dia 8, sexta-feira, aconteceu em Brasília uma das 4 audiências públicas sobre as Novas Diretrizes Curriculares – nenhuma na região Norte. A Enecos participou ao lado de outras entidades como a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Na ocasião, pedimos mais tempo para que estudantes, professores e profissionais de todo o país possam discutir e contribuir com o documento.

No Pará.

O coletivo Enecos Pará entende que não podemos somente esperar que o Conselho Nacional de Educação – CNE, atual responsável pela aprovação ou não do documento, promova a discussão na região Norte. Nós, estudantes, precisamos conhecer, discutir e dizer o que achamos. Só em Belém existem 6 cursos de Comunicação, jornalismo e publicidade, onde estudam mais de 2 mil pessoas, e nossa opinião deve, sim, ser levada em conta no documento.

Por isso convidamos você, estudante de comunicação, à participar do Debate sobre as Novas Diretrizes Curriculares pro Curso de Comunicação, que vai acontecer no dia 19 de novembro, às 18h, no Instituto de Ciências da Saúde, da UFPA, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, próximo à Santa Casa. Até lá!

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s