Nota do coletivo ENECOS Pará quanto a mudança de nome da av. 25 de setembro para av. Rômulo Maiorana

Na manhã do dia 19/11 foi sancionada pelo Prefeito de Belém em exercício, Walter Arbage, a Lei de nº 49, que modifica o nome da Avenida 25 de Setembro para Rômulo Maiorana. A homenagem, justificada pelas “proezas” de seu grande mentor, não condiz com as atuações de sua empresa no Pará, mas mostra o reflexo de uma oligarquia em que poucos se beneficiam e muitos se submetem.

As Organizações Rômulo Maiorana formam um império da comunicação no Pará, com representação em quase todas as mídias. O poder do maior grupo de comunicação do Norte do País, no entanto, contrasta com um Estado destituído de informação, crítica e opinião. Nesta história muitas lacunas não estão preenchidas e o que se conclui é que o grupo se fortalece destas mazelas.

O jornalismo, categoria pela qual a empresa se vangloria de exercer, tornou-se um trunfo de negociação para beneficiar interesses pessoais e financeiros. Foi assim em escândalos como o da Companhia Vale do Rio Doce, do Banco da Amazônia e da Rede Celpa, iniciados de forma tão inesperada quanto os seus repentinos e inconclusos desfechos. Além de tantos outros fatos distorcidos ou esquecidos nos seus veículos de comunicação.

Este quase-monopólio gerenciado pelas organizações Rômulo Maiorana mantém vários setores da sociedade paraense sob a ameaça de manchetes e capa de jornal. Este contexto explica, talvez, a origem desta homenagem e a unanimidade na votação dos vereadores presentes pela mudança no nome da avenida; ou ainda, explica o estado de prostração no qual o Pará se encontra: incapaz de entender e intervir em seu destino por falta de informações, submisso e manipulado.

O Coletivo de Estudantes de Comunicação Social do Pará não se sente representado pela homenagem feita a Rômulo Maiorana, pois, independente de sua história de vida pessoal, não concordamos com as formas de atuação do grupo de comunicações que seu nome representa. Acreditamos no poder da mídia para informar e discutir assuntos de interesse social de forma independente e crítica como ferramenta para refletir e agir na história do nosso Estado e nas transformações das mazelas da nossa sociedade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s